presets-instax-edição
Fotografia

O que são presets? Dicas para usares nas tuas fotos!

Presets, presets, presets… Estão em todo o lado e dominaram a edição no Instagram. Tenho quase a certeza que já perguntaste a alguém como é que ela editava e a resposta foi ” Tenho o meu próprio preset… ” .

Existem muitos presets que são disponibilizados gratuitamente na Internet, requer um bocadinho de pesquisa e sorte ahaha No entanto, muitas bloggers, fotógrafos e criadores de conteúdo estão a vender os seus para que seja possível teres fotos “iguais” às deles.

Mas conta-me lá…Já compraste um preset e aquilo não funcionou certo? As tuas expectativas foram pelo cano e estás a achar que devias ter guardado o dinheiro? Calma este post pode ser a solução. Vamos por passos…

O que são presets?

Lamento desiludir, não há resposta concreta para isto ahaha Basicamente os presets são para usar no programa Lightroom e são nada mais nada menos que um conjunto de predefinições para aplicar numa fotografia.
Os presets surgiram da necessidade de um fotografo diminuir o tempo de edição de um trabalho e não para meter os feeds de Instagram todos bonitos, eu sei mais uma desilusão! Mas calma que servem para os dois propósitos! ahaha

Mas imagina… vou fotografar um casamento, sou a fotografa que tira as típicas fotos dos noivos de braços dados com todos os familiares, no mesmo dia, no mesmo sitio, com a mesma luz… Tudo igual só as pessoas é que rodam. Se editar apenas uma fotografia e perceber que fica melhor com:
+10 luminosidade, -20 contraste, +20 vibração e -10 de saturação depois basta “copiar e colar” essas definições nas restantes fotografias, visto que as condições que foram tiradas eram as mesmas também vão ficar todas semelhantes. Assim em vez de editar 500 fotografias só tive de editar uma e agora é só rever tudo. Aqui eu acabei de aplicar o meu preset daquele casamento em todas as fotografias, entendeste?

Resumindo, um preset não é nada mais nada menos que um conjunto de definições memorizadas num ficheiro.

Como é que isto ajuda para o Feed do Instagram?

Obviamente a edição de imagem tem mais camadas do que só luminosidade, contraste e saturação. Os presets destinados para uniformizar os feeds do Instagram normalmente trabalham muito a Luminância, Saturação e Matiz das cores presentes nas fotografias. Ora se eu colocar exactamente as mesmas definições (o preset) em todas as fotografias estas vão tender todas para as mesmas cores.

O problema é que nós não tiramos todas as fotografias no mesmo dia, com a mesma luz e nos mesmos locais… Logo vamos ter sempre que ajustar muito mais o preset à nossa fotografia do que na situação do casamento que te expliquei acima. Aqui vai um exemplo prático com o preset que uso no meu Instagram:

Preset sem qualquer ajuste

Preset depois de ajustar a temperatura, luminosidade e luminância do laranja

Esta fotografia por acaso não é o melhor exemplo, porque a original está muito clara e normalmente fotografo com ligeiramente menos luz. No entanto, achei que a diferença era tão evidente que valia a pena colocar.

Como podes ver à primeira vista o Preset “não funciona” e a fotografia fica muito estranha, mas com pequenos ajustes acaba por ficar perfeita e prontinha a postar no Instagram. Abaixo deixo outro exemplo exactamente com o mesmo preset.

Preset sem qualquer ajuste

Preset com ajuste

O que concluímos daqui? Compraste um preset e aquilo “não funciona”… calma! Basta fazeres alguns ajustes e pode ficar perfeito!!!

Dicas para usar os Presets

  • Idealmente fotografa em RAW, a qualidade da fotografia é superior e consequentemente a edição vai funcionar muito melhor;
  • Dentro da linha da dica anterior…Quanto mais qualidade tiver a foto melhor funciona o preset;
  • Como já mostrei acima vais ter sempre de ajustar um bocadinho as definições, maioritariamente os ajustes são nos seguintes parâmetros:
    Temperatura, exposição, realces, sombras, luminância e saturação dos laranjas. Estes últimos normalmente controlam o tom de pele e é uma coisa que salta muito à vista na edição se não estiver minimamente coerente com a realidade;
  • Se não tens prática a editar tira as fotografias ligeiramente mais escuras, assim o preset vai funcionar melhor logo à primeira e consegues recuperar as cores na edição.

A DICA MAIS IMPORTANTE DE TODAS!!!!

>>>OS PRESETS AJUDAM MUITO MAS NÃO FAZEM MAGIA<<<

Na hora de “comprar” ou escolher o preset tem em atenção os tons da fotografia que estão a usar para exemplificar. Se usas sempre tons neutros, por exemplo, de nada te vale comprar um preset que é usado maioritariamente na praia e que faz uns azuis maravilhosos no mar, percebes? Não vai funcionar nas tuas fotos.

Se usas muito azul não vale a pena comprares o preset de uma blogger que maioritariamente só usa tons terrosos. Se fotografas sempre em fundos coloridos não escolhas um preset que foi feito para valorizar ambientes clean e branquinhos. E por aí adiante… O preset tem de estar na linha das tuas fotografias, caso contrario vai ser um desastre.

Espero que tenha sido útil para ti!

Se tiveres sugestões para o próximo post de fotografia deixa nos comentários! 

Por curiosidade gostavas de comprar o meu preset deste Verão? Deixa o teu email na caixa abaixo e assim quando colocar dou-te novidades…

One Comment

  1. Pingback: Como instalar os Presets no Computador e no Telemóvel? -

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.